sábado, 5 de setembro de 2015

Portrait of Adele Bloch-Bauer I (1907), Gustav Klimt

Vi Woman in Gold, de Simon Curtis, hoje. Vendo o filme e relembrando as aulas de história e todos os outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, apercebi-me que a opinião da sociedade sobre o passado será sempre mais benévola que a do presente. Isto a respeito da atual crise migratória. Porque na minha mente era inconcebível que em 2015 alguém dissesse "Os imigrantes querem roubar os nossos postos de trabalho". São palavras saídas da boca de gente nova, o que me deixa revoltada.

Certamente no século passado alguém teve a mesma opinião sobre a migração dos judeus. Mas hoje a opinião é geral, que por uma questão de sobrevivência a migração para fora da Europa era necessária. E é neste ponto que fico confusa, como é que alguém que pensa desse modo sobre o passado, ou seja, que a migração era necessária, não pensa do mesmo modo sobre o presente? Serão necessários filmes e lições de história (da atualidade?) para que a ignorância seja retirada da mente dessas mesmas pessoas? Mas sejamos realistas, a Europa conta apenas a história do seu próprio umbigo. Os outros continentes fizeram parte do umbigo da Europa na época que os livros Europeus chamam de "Época de Descobertas", eu chamo-lhe Época de Exploração (Humana).

Deveriam deixar de pensar nas necessidades do mundo no passado e pensar antes nas necessidades do mundo na atualidade.